É a dor que ocorre, geralmente na região do colo do dente, próximo a gengiva, provocada pela escovação, ingestão de alimentos frios, doces, frutas cítricas, etc. A dor cessa assim que o estímulo é removido, é de curta duração, podendo desaparecer com a mesma rapidez com que se inicia.
Quais as causas mais comuns de lesões cervicais não cariosas ?
Essas lesões são resultado de uma interação de fatores, em que os mais importantes são a oclusão (mordida), a alimentação rica em ácidos (frutas cítricas e refrigerantes em excesso, por exemplo) e técnica inadequada da escovação dentária. A oclusão promove a fadiga das estruturas dentárias na região do colo, as substâncias ácidas promovem a dissolução do esmalte e a escovação inadequada remove mecanicamente o esmalte enfraquecido ou dissolvido. Fatores sistêmicos também podem contribuir para a degradação das estruturas dentárias, tais como refluxo gastroesofágico, bulimia, hipertireoidismo e qualquer outra doença que reduza o fluxo salivar.
Como tratar a hipersensibilidade ?
O dentista deve empregar recursos dessensibilizantes (o que pode incluir a restauração das lesões e ajustes oclusais) para reduzir o desconforto imediato da dor e, complementarmente, eliminar as causas da exposição dentinária para impedir a recorrência da hipersensibilidade.
Dra. Aline B. Denis Bordini do Amaral
Cirurgiã Dentista, Mestre, PhD e Especialista USP.